domingo, 19 de agosto de 2007

Sujinho

aos burguesinhos de havaianas...

filhos e filhas que dizem almejar paz e amor
quando na verdade procuram
por conforto e prazer

eu vos digo:

o único conforto que eu vislumbro oferecer
é o dorso (quase) tênue
do meu pau duro

e o prazer
é o quando a gosma escorrer
escurecer e inundar
o berço que tu nasceste

o homem só funciona na escassez

compreendeste agora, fantasiado burguês?

Rodrigo Bodão e Bernardo Bulls

poema escrito no famoso bar da UFRJ entre cervejas, cigarros, amendoins e cercado por dezenas de jovens universitários que exercitavam sua rebeldia e estilo largadão mantendo os pés sujos...se é que vcs me entendem...

8 comentários:

Anônimo disse...

quem já andou pelo sujinho sabe bem o que você quis dizer...esse pessoal das havaianas, realmente...

Cacau disse...

Poxa, vc vem fazer essa proposta indecente do dorso (quase) tênue do seu pau duro, se não fosse pela Amana eu aceitava, heim? hehe

Agora sério, seríssimo: existe uma vaga para aproveitamento de estudos para o curso de Serviço Social na UERJ. Eu vou tentá-la. Caso eu consiga, é possível que eu trabalhe na mesma ONG em q vc trabalha? Eu tenho graduação em Letras e faço e especialização em Estudo Literários na UFES, posso falar para os habitantes das favelas sobre poetas consagrados. Afinal, o que aliás tem tudo a ver com seu poema feito junto com seu amigo, eu não aguento mais estar "obesa de informação" e ao mesmo tempo me revolto muito com a situação social do mundo, então posso utilizar toda essa informação em prol dos excluídos, na tentativa de inclui-los!

Grata.

Cacau disse...

Posso também (e quero) morar na própria favela (no Morro da Mangueira seria o ideal, pois fica perto da UERJ. Mas vcs trabalham só no Alemão? Se for o caso, podemos extender o projeto) e na minha casa montar uma biblioteca particular com meu pequeno acervo de cerca de 160 livros para usufruto da popoulação favelina.

Rodrigo Bodão disse...

E ae Cacau...
Olha, lá onde eu trabalho, especificamente, acho difícil desenvolver esse trabalho que é mais de ponta, de contato direto...Lá, tem-se uma preocupação maior com pesquisas e outras ações que fomentem políticas públicas, não sei...
mas existem diversas outras instituições com as quais vc pode fazer uma parceria e desenvolver o seu trabalho...Eu até aconselharia que fosse no Alemão mesmo, pois é uma localidade que tem menos iniciativas como essa...Lá tem uma ONG chamada Raízes em Movimento que é muito boa e acho que compraria essa idéia...Na Mangueira mesmo já tem muita coisa...poderia fazer uma ponte entre vc e alguma outra instituição...Mas acho tb que vc deve fechar melhor sua proposta de trabalho que está meio vaga...são oficinas??? biblioteca comunitária????
Mas tranquilo, fecha melhor a idéia e chega ae que eu faço uma ponte (quase) tênue entre vc e alguma instituição...

Bj

Vitor Castro disse...

Raízes é bem legal.

Táia disse...

Fala, Cunha!
hehehe
tenho lido sempre o blog, está muito bom, recomendo direto.
Só não tenho comentado pelo Websense, ferramenta do capeta que muitas empresas (inclusive minha atual) utilizam pra impedir seus usuários de encontrar algo mais interessante para fazer online - o que não é difícil! rss

continue mandando bem assim!
bjo!

Cacau disse...

Pode ser tanto um curso de noções de poesia e alguns poetas consagrados como a biblioteca, pode ser os dois ao mesmo tempo. Mas no caso da biblioteca, só se eu morasse na favela mesmo, pq eu não quero me separar de meus livros. Assim eu uno o útil ao agradável, arranjo onde morar, o que vou ter que fazer mesmo se for pro Rio, um trabalho e ainda por cima fico longe da burguesia idiota! Digo curso (como especificado) e não oficina porque não acredito em "ensinar a escrever", literatura se aprende a fazer por si mesmo, é coisa de auto-didata. Mas conhecer outros poetas ajuda a iniciar ou incentivar o início de uma produção, daí a minha proposta de se falar de alguns poetas consagrados, principalmente brasileiros, como Drummond, Cabral, Cecília Meireles, Gregório de Matos, etc. Obviamente falarei também da realidade mais próxima deles, que é o RAP. Estudei RAP num módulo da pós (aliás, a poesia produzida por você se aproxima muito do RAP, por ser longa como ele). Futuramente posso falar de poetas estrangeiros. Já tenho um projeto pronto, se você me der seu email posso mandar. Caso você não queira publicar seu email aqui, peça para a Maíra ou para a Táia mandarem-no para o meu email, pois, como já disse, tenho mais contato com as duas atualmente do que com a Amana.

Grata.

Cacau disse...

Quem é Clementina? Gostei dela...