Hoje eu recebi por e-mail o vídeo produzido pela OAB de São Paulo, onde são apresentadas as idéias e argumentos da campanha intitulada “Cansei”. Como já ouvira falar sobre esta campanha, em críticas positivas, outras (a maioria) negativas e sob pontos de vista variados, bem e mal humorados, foi com certa ansiedade que esperei que o download fosse concluído e iniciada a reprodução do tal arquivo.
Assisti a uma seqüência de indignações mudas e cansaços gritantes com algum tédio, causado em maior parte por conta de certa sensação de deja vú, renovada e comprovada em cada personagem, cada cartaz e verbete apresentado. Tédio e mal-estar oriundos ainda, julgo eu, de uma expressão popularmente denominada ‘cara de bunda’ que costurava as diversas imagens e que já anunciava um provável aborrecimento ao final da projeção.
Bem, nem posso dizer que fiquei surpreso com seu desfecho. Antes, fiquei estupefato com o quanto se mobiliza de grana, pessoal e tempo em prol da produção de besteiras e tolices, inócuas e despropositadas como essa.
Explico, em tempo, para os que não tiveram o desprazer de assistir a mais essa piada de mau gosto: ao final, a campanha conclama a todos os brasileiros que mostrem sua indignação (...pelo Brasil...) realizando um minuto de silêncio às 13 horas do dia 17 de agosto.
Inacreditável...
Pergunto: o que passa pela cabeça de alguém para articular tal absurdo. O que norteia essa iniciativa? Vontade de fazer alguma coisa concreta não pode ser. Se fosse, não conclamaria uma população inteira a não fazer nada, a ficar em silêncio, a engolir – mais uma vez – o grito de indignação preso na garganta.
Aliás, não conheço manifestação mais ordeira, pacífica e bem-educada do que essa. Minuto de silêncio na hora do almoço. Imaginem quantos brasileiros adirão involuntariamente a este ato simplesmente por estar com a boca cheia...
O pior é que esta iniciativa partiu de uma instituição como a OAB. Ainda que seja de São Paulo, fica bem clara sua mensagem: calem a boca se não quiserem ser exonerados...tal como fizeram com o João Tancredo, ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da prima-irmã carioca dessa instituição que, pela campanha e pelos posicionamentos oficiais já deveria ser chamada de OABUNDA ou Ordem dos Abestalhados do Brasil.
...ou abastados...
Enfim...
Cansei...
Talvez fosse mais original e pertinente se a população fosse conclamada a gritar com toda força e disposição um sonoro e altissonante “Vai tomar no cu!!!!!!” parodiando nossa sábia cantora-filósofa-terapeuta-do-grito-primal Cris Nicolotti, sucesso de público e crítica do YouTube...
Ou talvez não...
Pensando bem, daria no mesmo...
Rodrigo Bodão
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4 comentários:
Muito bom o texto Bodão, já envie seu texto para uma lista de mais de 200 amigos e vou publicar também em meu blogger. A principal figura dessa campanha é o cara que promoveu almoços para a recadar grana para a campanha do Geraldo Alckmin, até ai tudo tranquilo, mais dai dizer que a campanha nasceu da indignação de uma indignação coletiva. Brincadeira.
Concordo plenamente, devíamos mandar essa corja tomar no CU mesmo, com maiúsculas arreganhadas e não com um tímido "c" com reticências (assim: "c..." - o que é muito mané, aliás: CU é pra ser dito com todas as suas duas letras em alto e bom som!)
Mas vc tem razão: infelizmente não adiantaria nada...
linkei vc no meu blog... temos q divulgar os bons escritores (já que as editoras só querem lucrar com auto-ajuda, né? triste...)
Abraço.
Obrigado por Blog intiresny
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