No dia primeiro de setembro, uma rapaziada do complexo do Alemão realiza a segunda edição do "Circulando – diálogo e comunicação na favela". No evento, apresentações de grafite na parte da manhã e à tarde exposições fotográficas sobre favelas, diversas oficinas e apresentações culturais e artísticas, além de sessão de cinema. Como da primeira vez, o Circulando acontece no Morro do Alemão, alí (pra quem conhece aquelas bandas) na entrada do Posto de Saúde, na Avenida Itararé.
O mais bacana é que é realizado por jovens moradores do complexo do Alemão, que resolveram fazer diferente, mostrar pra comunidade local que são eles que têm que começar a questionar como são representados pela mídia, mostrar o que consideram que são, e não do que normalmente são tachados.
Com isso o pessoal pretende que os moradores circulem pela favela e percebam que eles têm condições de alterar a sua realidade, que a saída é mesmo de dentro pra fora, e não de fora pra dentro. Precisam perceber que precisam ampliar suas formas de comunicação e diversificar as informações trocadas (sair desse tradicionalismo escroto, dessa visão unilateral da nossa mídia escroque).
Os caras têm também um blog (segue o linque no final dessa postagem), recente, parece que criado para esse segundo evento. O que também demonstra a versatilidade da comunicação, que, como alguns meios (infelizmente mais poderosos dos que os que nos são disponibilizados) podem nos prejudicar (para não dizer outra coisa), também podem servir para libertar (liberdade relativa, mas que é uma forma de começar a quebrar essa hegemonia - o que inclusive já vem sendo feito).
No primeiro Circulando, há uns três meses atrás, inauguraram, dentro do complexo do Alemão, uma galeria de grafite a céu aberto, com mais de 50 grafites. Durante o evento, mais uns 20 aumentaram o número de grafites da galeria. Nesse evento continua a produção. Daqui uns três eventos, vai faltar muro no Alemão para ser grafitado (tomara!).
Nesse evento, a galera vai repetir a dose do primeiro. Muito grafite na parte da manhã, mais no alto do Morro do Alemão (que pra baixo já não cabe mais grafite), chamando a galera para descer na parte da tarde, para as outras atividades do evento, que vão acontecer em frente à sede do Raízes em Movimento, grupo cultural dentro do Alemão e que apoia a iniciativa.
Na parte da tarde, música, diversas oficinas, exposição de fotografia, rap, freestyle e exibição de vídeos. Mais informações no blog dos caras:
http://www.eventocirculando.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário