quarta-feira, 30 de julho de 2008

Papos sérios

Tem muita pauta pra hoje, minha gente. Vamos tratar só das duas mais interessantes. Post longo, aviso logo.

_________


O secretário de (in)segurança pública andou falando besteira de novo. Depois de falar que um tiro em Copacabana não é o mesmo que no Alemão, de ver seu governador dizer que é a favor do aborto porque favela é uma fábrica de marginais, Beltrame disse ontem que a violência praticada por criminosos “vem do ventre da mãe”. Os fatos (fonte: folha online):

O secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, declarou na noite desta terça-feira que criminosos do Rio trazem "do ventre da sua mãe" a cultura da violência. Ele participou de um debate sobre segurança pública no auditório do jornal "Extra", no centro do Rio.

"[O Rio vive] uma cultura [da violência] que o marginal traz do ventre da sua mãe", declarou o secretário, após chamar a atenção para as especificidades dos criminosos do Rio, ao responder uma comparação entre índices de criminalidade no Rio e em São Paulo.

(...) [Questionado sobre sua fala] Beltrame reafirmou a declaração, mas disse ter sido mal interpretado. "O que é forte é uma mãe transitar com seu filho na rua e ter que passar por pessoas com granadas e fuzis [Oi, e o caveirão? E a forma como seus policiais realizam 'policiamento ostensivo'?]. Durante décadas, o Rio de Janeiro foi criado com isso. Foi isso que quis dizer".

Ele anunciou também que os fuzis serão substituídos por armas mais leves no policiamento ostensivo na rua.

As perguntas:

- Será que vão substituir os fuzis por carabinas nas favelas também? (não sei se o secretário considera favela como rua)

- Fico pensando, então, que as mães paulistas passam outra cultura a seus filhos, durante a gestação. Não sei nomeá-la, mas se crime se aprende no ventre da mãe, São Paulo vai mal, porque por lá se matam pais e atiram crianças pela janela

- Alguém sabe onde nasceu a mãe de Daniel Dantas?

- Sim, porque a teoria do secretário é bem elucidativa. Podemos localizar as culturas criminosas das várias cidades brasileiras e eliminar aquilo que não gostamos. Ele já começou por aqui. Ta matando geral... uma hora a cultura acaba

- A palavra cultura, vem do verbo latim colere. Na origem quer dizer cultivar. Ela trás consigo a idéia de uma ação que conduz à realização de potencialidades de alguma coisa ou alguém (isso é Marilena Chauí, não sou eu não). Pois bem. Voltamos a um tema antigo: criminalização de certos grupos sociais (que nem vou falar quais são). De que mães o secretário falava? As que moram na Vieira Souto? Que perfil de mãe gesta um filho cultivando violência? Pensemos!

_________

Mudando o assunto, mas ainda tratando de coisa séria: cuidado com o Google!

Não é novidade pra ninguém que o Google vai dominar o mundo. Eu acho que junto com ele, estarão o Steve Jobs e o Edir Macedo (família Marinho é coisa do passado). Os caras têm uma ferramenta de busca violenta, um oráculo que acabou com o uso de dicionários. Os caras têm o Orkut. Têm o blogspot. E têm, aquilo que pra mim, é o melhor de tudo, o Gmail. Eu sempre odiei o hotmail, sempre. Tinha umas coisas simples que eu ficava me perguntando: por que essa merda é assim? Aí vem o Gmail e muda minha vida.

Só que o mesmo Google que apascenta os corações, vai tirar seu sono um dia. Lembro que quase surtei quando o Orkut começou a denunciar quando você visitava o profile de alguém. Eu e muita gente. Tudo bem, saí do Orkut em pouco tempo. Não é meu artefato-google favorito. Agora, acabo de descobrir duas novidades das ‘formas de controle que só o Google tem pra você’.

Primeiro: Google Analytics. Sensacional. Viciante. Curioso. (muitos de vocês já devem ter ouvido falar, mas só descobri recentemente) Trata-se de uma ferramenta que você instala no seu site, no nosso caso, blog e aí você pode ver relatórios profundos sobre o acesso e uso do site. Vamos aos fatos:

- Ontem, o ombudsman recebeu 25 visitas, de 17 pessoas

- São Paulo anda competindo com o Rio, foram 7 visitas lá e 10 aqui

- Mas temos visitantes de Recife, Natal, Passo Fundo e Ribeirão Preto, também

- Muitos desses podem ter chegaram ao blog com buscas como: brinquedo para sala de espera consultório. Esse aí caiu naquele post de Capilo sobre o Gabriel na sala de espera do médico

- Mas o leitor de Passo Fundo acessou, gostou e voltou. Leitor de Passo Fundo, comenta aê

- Temos apenas uma pessoa que usou Mac pra entrar no ombudsman ontem, mas o Firefox concorre de igual pra igual com o Internet Explorer

- A página de agosto do ano passado é das mais visitadas (lá tem um poema ótimo de Bodão: burguesinhos de havaianas), só perdendo para a página inicial

- Dos acessos de ontem, 1 é desconhecido, 19 usam a rede Brasil a fora (identifica sem liberar o IP) e 3 foram feitos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (guarde essa informação, será útil adiante)

Ok. Agora me viciei nesse troço. Monitorar o ombudsman é divertido.

Outra coisa que descobri, é que no Gmail, no fim da página, agora tem um link que te avisa quando foi último acesso na sua conta. Aí você clica em ‘detalhes’ e vê os IPs que acessaram sua conta recentemente e se ela está logada no mesmo momento em outro computador. Daí ontem, mexendo nisso, descubro que o último IP que acessou meu e-mail é de onde? Universidade Federal do Rio de Janeiro. Que horas? Quando eu estava no show na Fundição! Surtei. Quero meu hotmail de volta. Essa coisa de controle que o Google adora é enlouquecedor.

Quem quiser falar comigo, manda uma carta, meu e-mail está sendo monitorado por maníacos da UFRJ, que visitam meu blog 3 vezes por dia.

8 comentários:

Anônimo disse...

Droga, vou ter que acessar de outro lugar...

Faber disse...

Ahahahaaha Primeiro precisava rir do comentário acima.

Mas essa parada do Google é mesmo surpreendente. Procura 'Googling' no Youtube e divirta-se.

Esse Google Analytics outro dia mesmo foi pauta de uma longa conversa entre André, eu, Marina e mais uma galera durante uma festinha surpresa que demorou muito pra surpreender.

E esse Beltrame, hein, te contar...

Faber disse...

Aliás, isso me lembra que nunca consegui ativar o monitoramento no meu analytics. Would u help me?

Clementina disse...

capilo, vou desabilitar o anônimo aqui hein...anda todo engraçadinho!

André Lima disse...

Sabe que semana passada estive lá né?! Na nave mãe. Na sala de máquinas. No laboratório de pesquisa. E, sim, você tem toda razão. Menos pelo Orkut. O Google parece não gostar muito do Orkut. Sucesso só no Brasil (esse país que dos três que dominarão o mundo, apenas Edir Macedo liga)é meio que um fardo. E dominar o mundo para os irmãos Google é dinheiro. Tá, é informação, mas informação que gere dinheiro. E ele ainda não descobriram como ganhar dinheiro com o Orkut. Pelo menos, não o suficiente. Nós, sagazes que somos, pulamos fora dessa. Mas do Gmail é difícil mesmo.

Anônimo disse...

Puta merda, porque vc foi me contar isso, cle? agora vou ficar neurotica, olhando toda hora se alguém entrou no meu email!

Suzana disse...

a minha senha eu troquei... tchuruuuu...

Anônimo disse...

"meu blog". lembre-se que ele é coletivo...