sexta-feira, 15 de agosto de 2008

OVÍDIO

Alguns Fragmentos do Pensamento de Ovídio



Se eu pudesse, seria mais sensata; mas uma força nova
Arrasta-me contra a minha vontade, e o desejo
Atrai-me a uma direção, e a razão, a outra:
Vejo e aprovo o melhor, mas sigo o pior.
As frivolidades cativam os espíritos levianos.
Quem aceitou um beijo e não aceita tudo,
Merece perder aquilo que recebeu.
Para onde quer que me volte,
Só vejo a imagem da morte.
A beleza é um bem frágil.
Tudo em nós é mortal, menos os bens do espírito e da inteligência.
Esforçamo-nos sempre para alcançar o proibido e desejamos o que nos é negado.
Enquanto fores feliz, terás muitos amigos; Se teu céu tornar-se triste, ficarás sozinho.
Terminei, enfim, esta obra, que nem a ira de Júpiter, nem o fogo,
Nem o ferro, nem o tempo devorador poderão destruir.
Quando aquele dia, que dispõe apenas do meu corpo, quiser,
Poderá pôr fim ao tempo da minha incerta vida;
Mas com a melhor parte de mim me elevarei imortal
Sobre as estrelas, e o meu nome não perecerá.


http://recantodasletras.uol.com.br/biografias/1081870

Nenhum comentário: