terça-feira, 28 de outubro de 2008

goles, tapas e tecos (já que não sou chegado em pílulas)

Olha, essa eleição pra prefeito no segundo turno mostrou que estamos mal, muito mal aqui no Rio. Mostrou o que já sei há algum tempo: somos todos uns conservadores metidos a vanguarda ou malandros...

Esse racha entre povão e elite, subúrbio e zona sul, mais do que produto de campanhas mesquinhas ou joguetes midiáticos demonstra o quanto de ressentimento e o desrespeito impera nessas terras. Não gosto do termo cidade partida, mas essa coisa, esse racha é tão antigo e se reflete em espaços tão variados e pessoas tão distintas que não vejo solução nem a curto nem longo prazo. Ainda mais quando a corda é esticada como agora.

Bem, como bom flaneur, circulo bem em todos os cantos. Mas já tive minha fase play, em Niterói... assim como minha fase revolucionário de esquerda... hoje acho que estou mais equilibrado.

Não gosto de nenhum excesso de ressentimento, inveja ou arrogância. Os dois lugares tem bons e maus aspectos, o ar blasé de Ipanema e a farofa suburbana podem ser duas pontas de um mesmo iceberg de ignorância e falta de educação. Ninguém é melhor que ninguém... apesar de, confesso, me sentir melhor na favela ou no subúrbio, atualmente.

Aliás gosto mesmo é da Glória que se faz uma bela mistura desse universo carioca multifacetado regido pela etiqueta dos botequins e pelo bom senso da malandragem.

E costuro a cidade nas contas infindáveis do meu cartão de crédito... um porre na Lapa, outro no Méier, um saque na Maré, uma conta em Botafogo e um oásis além-poça... e assim eu vou e a vida vai...

Tin-tim!!!

*****

Bom, e pra começar bem a semana, a programação samba-musical carioca.

Primeiro, aviso a TODOS OS OMBUDSMUNDANOS QUE ESTÃO CONVOCADOS PARA A FEIJOADA NA PORTELA NO SÁBADO!!!!

FAVELEIRO JÁ CONFIRMOU PRESENÇA!!!!!

Combinamos melhor durante a semana.

*****

Hoje tem show deElton Medeiros em homenagem aos Cem Anos de Cartola

“Parceiro da lenda da música brasileira, Elton Medeiros apresentará, na CAIXA Cultural Rio, um show que celebra o centenário do nascimento de Cartola. As músicas serão acompanhadas de imagens e ilustradas por histórias da vida de Cartola contadas por Elton.

Essa é a primeira vez que as obras do Cartola serão interpretadas em show por um parceiro. Elton Medeiros apresentará canções que fez em parceria com o mestre e com outros artistas. O show será gravado ao vivo.

Data: 27 e 28 de outubro.

Horário: 19h30.

Duração: 1 hora e meia.

Endereço: CAIXA Cultural RJ - Teatro Nelson Rodrigues.

Av. República do Chile, 230, Centro.

Telefone: 2262-5483 / 2262-0942.

Preço: Grátis.”

*****

Além dessa, mais uma homenagem a Cartola.

Quinta sim, quinta não, o Centro Cultural da Light será palco de um show em homenagem ao saudoso compositor Cartola. Será uma série de 12 espetáculos musicais e um exposição. Os shows acontecem até 11 de dezembro, na hora do almoço, e cada edição tem um artista diferente.

A estréia foi quinta, dia 14, com a Velha Guarda da Mangueira e Nelson Sargento.

Também é possível conferir no local a exposição "Cartola de Todos os Tempos", com fotos e documentos.

Programação dos shows:

30/10 - Monarco

06/11 - Arranco de Varsóvia

13/11 - Elton Medeiros

27/11 - Nilze Carvalho

11/12 - Nei Lopes


*****

NO CIRCO VOADOR, DORINA recebe: Arlindo Cruz, Juliana Diniz e Bateria / Mestre Sala e Porta Bandeira da Portela

SEXTA, dia 31 de Outubro 2008

INGRESSO R$ 20 Estudante | R$ 40 Inteiro

Dorina lança seu novo CD "Samba de Fé" com participação especial de Arlindo Cruz

A cantora Dorina apresenta NOVO SHOW - Samba de fé - lançando o seu mais novo CD homônimo, com músicas inéditas de Luis Carlos da Vila, Arlindo Cruz, Roque Ferreira, Mauro Diniz, Adilson Gavião e Adauto Magalha e releitura de "Apito no samba" de Luiz Antônio e Luiz Bandeira, (gravado por Marlene na década de 50), além de Cartola, Candeia, Zeca Pagodinho, Martinho, Francis Hime, Chico Buarque e Trio Calafrio, além de musicas próprias conta também com a interpretação forte da cantora nos bons momentos do show com destaque a influência afro-religiosa no samba.


*****

Beijos a todos!!!!!

E Saudações Rubronegras!!!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Fala brother! Sabe, na minha modesta opinião, o que faz do Rio a "Cidade Maravilhosa", Mesmo sabendo ser ela o cartão postal do Brasil, é multi-pluralidade cultural! Isso é de dar inveja a qualquer cidadão não carioca! Aqui em Sampa acontece, mais pela força econômica do que pela naturalidade da coisa. Manja? Muita gente, muita diversidade e um grande alvo financeiro...
Eu visito um outro blog http://www.numanoitequalquer.blogspot.com/ , de uma carioca, que faz sarau! Lindos! Inclusive vai rolar nessa sexta, que vou fazer de tudo p/ ir! O carioca gosta de arte, gosta tbm de fazer arte! Isso é foda! Por falar em cultura, to participando de uma blog coletivo, como o de vcs, que fala de musica! 6 integrantes, cada um com uma influencia diferente, vale o trabalho de conferir! www.blig.ig.com.br/minhatribosoueu todos convidados inclusive os leitores deste blog, como o Faber!
desculpem o desabafo; mas realmente tenho inveja nesse quesito, graças, o Rio ser tão perto, pois mesmo eventualmente, eu o aproveito!

Anônimo disse...

beijo procê tamém