terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Manual do Jornalismo Tapioca

Entre um bloco e outro; depois do Quizomba e antes do Bafo de Onça; algumas latinhas depois; eis que posto nesse blog abandonado por conta das folias momescas.
Recebi de um amigo, direto do blog do Nassif (http://www.projetobr.com.br/blog/5.html) que anda curtindo o carnaval de Pernambuco, (lugar que pretendo estar ano que vem).

______________________________

Critérios de noticiabilidade do Jornalismo Tapioca

1. Proximidade: pense numa "crise" que pode estar mais próxima. Por exemplo: esqueça a febre amarela, que já não rende notícia. Vá atrás, mesmo no outro lado do mundo, de tapiocas, diárias, cartões corporativos, etc.

2. Relevância: Mostre que as questões mais banais e prosaicas podem ser tratadas como se fossem relevantes. Afinal, não é dado ao jornalismo tapioca levar o leitor a pensar em coisas realmente sérias.

3. Curiosidade: não tenha vergonha de fazer coberturas curiosas. Por exemplo, faça seriamente (e de preferência com ar grave) perguntas em coletivas sobre, digamos, o preço das tapiocas.

4. Interesse Humano: dramatize se necessário, para tentar vender o peixe. Por exemplo, sugira que uma visita protocolar de um ministro a outro país pode esconder coisas graves, muito graves, graves mesmo, talvez mesmo gravíssimas. Não tenha medo do exagero.

5. Descobertas na Ciência e Inovação tecnológica: entre a complexidade da reativação de um parque industrial militar e a composição da tapioca, fique com o último se assim o determinar o editor.

Obs. Não esqueça de praticar o jornalismo crítico, cuja matriz popular é realmente a inteligência criadora das vizinhas faladeiras.


Um comentário:

Rodrigo Bodão disse...

Ola Clê... se desenvolver mais vira livro didático!!!! Muito bom!!!

Bjs trêpados dionisíacos!!!!

Bodbêbu!!!!!!