segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Diálogos

Conversavam mãe e filha.

- Filha, ligou um tal de Davi pra você à tarde.
- Hum.
- Quem é?
- Deve ser o Davi, amigo meu do colégio.
- Que você mal conhece e já sai dando o telefone?
- Mãe! Davi é gordo, negro...
- [a mãe assustada, como se aquilo fosse surpreendente e nada tivesse a ver com os 18 anos anteriores]. E daí?
- E gay. Tem nada a ver.


_____________________

Uma moça, dia desses, pegou uma dessas vans que saem da Zona Sul em direção à Zona Norte da cidade. O ponto final da van é em uma favela do Rio de Janeiro, que chamaremos de Vale das Pedrinhas. Assim que entrou na van, seu celular tocou:

- Alô. Não...tou indo pro trabalho, chegando lá eu ligo.

Na van, além dela, só estava o cobrador. Era impossível que ele não escutasse o diálogo. Ao vê-la desligar o telefone, ele olhou surpreso e perguntou:

- Você está indo trabalhar?
- Estou.
- Onde?
- No Vale das Pedrinhas.
- Hum. Normalmente é o contrário né? Quem mora lá é que trabalha aqui. Não vejo muito gente que mora aqui trabalhar lá.
- Tem razão.
- Você mora por aqui mesmo? Em Copacabana?
- Copacabana é um pouco antes. Moro aqui pelo Catete.
- Você não quis morar em Copacabana?
- Eu gosto do Catete. É um bairro que tem tudo que eu preciso.
- Mas, eu acho que se eu morasse aqui eu não ia querer trabalhar lá no Vale das Pedrinhas.
- É, entendo.
- Mas, ao mesmo tempo acho que ia sentir falta de umas paradas que tem lá. Tipo, o baile... - E pôs-se a falar dessas coisas que só existem no nosso lugar...

Nenhum comentário: