segunda-feira, 3 de novembro de 2008

voto nulo

há um tempo atrás, se não me engano nas últimas eleições presidenciais, a MTV veiculou uma propaganda que fazia uma crítica à política em geral e meio que estimulava o voto nulo.

algumas organizações aqui do Rio, pessoas que inclusive eu conheço, ficaram indignadas, dizendo que esse tipo de coisa afastava a juventude da política e do exercício da democracia...

eu tentei, na época, argumentar que o voto nulo seria uma escolha tão legítima quanto qualquer outro voto... por vezes melhor do que o voto pragmático, geralmente realizado nos segundos turnos...

de nada adiantou.

publicaram uma nota de repúdio contra a MTV que respondeu com um daqueles programas ridículos de debate comandados pelo Lobão.

Puta merda, a sociedade civil por vezes se presta a cada coisa... ridículo.

Bem, eis abaixo uma resposta, tardia mas em tempo.

Vitória esmagadora dos nulos obriga TSE a convocar novas eleições em dois municípios do RJ
Fonte: Agência Petroleira de Notícias (
www.apn.org.br)

Em Bom Jesus de Itabapoana, no Estado do Rio de Janeiro, os votos nulos alcançaram 89,23% da preferência do eleitorado e o candidato único à Prefeitura, João José Pimentel, do PTB, apenas 6,3%. Eram 26.863 eleitores, mas apenas 1.692 votaram em Pimentel. Em Santo Antônio de Pádua, Maria Dib, do PP, obteve 10.074, o equivalente a 37,9% dos votos, enquanto os nulos totalizaram 16.527, o equivalente a 60,35%.

De acordo com as regras eleitorais, nenhum candidato pode tomar posse quando os nulos e brancos vencem as eleições, alcançando um coeficiente maior que a soma dos votos dos candidatos. Nos dois municípios, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terá que convocar novas eleições e os dois candidatos rejeitados pela população ficarão inelegíveis. As duas cidades tiveram outros concorrentes, mas suas candidaturas foram impugnadas. Agora será estabelecido um novo prazo para inscrições, propaganda eleitoral e os eleitores terão que voltar às urnas.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) já está com esquema todo preparado para realizar novas eleições para prefeito em Santo Antônio de Pádua e em Bom Jesus de Itabapoana. A intenção do presidente do TRE, desembargador Alberto Motta Moraes, é convocar o novo pleito ainda este ano, antes da diplomação dos prefeitos eleitos no estado. Pelo calendário eleitoral, a data-limite para os juízes diplomarem os vencedores das eleições deste ano é 18 de dezembro. Sua intenção é evitar que os presidentes de câmaras municipais sejam obrigados a tomar posse, interinamente.

Em Bom Jesus e Pádua, os eleitores deram uma lição de cidadania, demonstrando que o voto nulo é também uma forma de expressar opinião, quando as opções disponíveis não atendem às expectativas.

2 comentários:

Vitor Castro disse...

A notícia como está induz leitores a acreditarem que houve intenção em votar nulo e não foi isto. Nesses dois municípios - Bom Jesus de Itabapoana e Santo Antonio de Pádua - o percentual grande do eleitorado votou em candidaturas (duas em cada município) que terminaram impugnadas e, por isso, os votos foram anulados. Daí, a soma dos nulos e brancos ter sido maior do que a soma dos candidatos, o que leva à anulação e nova eleição.

Anônimo disse...

Apesar da explicação do Capilo, ainda sim ficou aparente a insatisfação c/ do eleitorado de tais cidades! Ousaria até dizer que mesmo implicitamente o ser humano não tolera lideres... Logo, um dia acordaremos p/ uma nova forma de organização de relação... Há um indicio, ainda que pequeno, que cada um será dono de sua razão, fazendo do individuo algo tão importante qnto os números estatísticos que hoje regem "os problemas da sociedade"...
Utópica A-N-A-R-Q-U-I-A!!!