sexta-feira, 21 de novembro de 2008

assessores de jornalistas

Participo eu cá de uma lista de email (na verdade mais de uma, mas quero falar de uma específica) de jornalismo investigativo. Pouco se discute sobre o tema, mas é utilizada também para que os coleguinhas (como os jornalistas se chamam entre si) se ajudem também, com indicação de pautas interessantes (relacionadas a jornalismo investigativo) e muitas vezes uns solicitam contatos de pessoas, que geralmente alguns têm. Coisa simples, as pessoas perguntam se alguém tem o contato do Bodão, e alguém responde com o contato do Bodão.

Bom, aí que pediram por lá o contato do jornalista Caco Barcelos. Algúem respondeu com o contato da assessoria dele. Outra alguém perguntou se jornalista tinha assessor de imprensa (que é também jornalista). E um quarto alguém respondeu, ironicamente, assim:

Ô se tem.

O Daniel Castro na Folha, aos domingos, tem uma sessão em sua coluna chamada "Pergunta Indiscreta". Olha essa de 30 de setembro de 2007:

Pergunta indiscreta
FOLHA - Sua assessora de imprensa nos procurou propondo que fizéssemos uma pergunta indiscreta para você. Ela até sugeriu "Por que você nunca colocaria silicone?" e "Você está mesmo carente de um namorado?". Mas eu queria te perguntar outra coisa: você realmente precisa ter uma assessora de imprensa?

LUCIANA LIVIERO (jornalista, apresentadora do "Fala Brasil", na Record) - Acho que sim. Não porque as coisas deveriam ser assim, mas porque funcionam assim. Hoje em dia, a mídia tem um poder muito grande. Então, muitas vezes, o que tem mais peso não é a competência das pessoas, mas se elas estão na revista ou não estão. Não adianta ser ótima. Se não estiver na revista, não vale nada. Já perdi uma oportunidade na Band porque não tinha mídia.

Nenhum comentário: