quinta-feira, 12 de março de 2009

despedida

- Não, eu não quero ouvir. Não quero. Não quero porque não tenho a menor obrigação de ouvir. Porque eu estou enfadado dessa sua voz rouca e de tudo mais que vem de você. Faça apenas o favor de deixar a lista com meus defeitos em cima dessa mesa à esquerda. Depois, sem dar nenhum passo adiante, você pode se dirigir à porta, retirar-se e batê-la com cautela. Não apenas para evitar barulho, mas também para não tirar do lugar o tapete. Sem problemas: se tiver também uma lista de qualidades, é só depositá-la no escaninho à direita e seguir os procedimentos normalmente. Sem dar nenhum passo adiante, dirija-se à porta, retire-se e bata-a com cautela. Não apenas para evitar barulho, mas também para não tirar do lugar o tapete. Devo alertar que isso não quer dizer que ambos não serão protocolados. Quer dizer apenas que lerei os defeitos primeiro. Não, não o farei por mim. Eu os conheço detalhadamente. Ocorre que cada defeito que você é capaz de identificar em mim, em especial os que, geralmente, passam desapercebidos, nada mais é do que algo que há em você. Assim sendo, essa lista vil e indecorosa que você produziu, nada mais é do que uma cortina de voal branco, transparente como as que eu tinha no quarto quando criança. Agora, veja bem, de forma alguma estou desprezando as qualidades. Longe de mim. Pelo contrário, elas me são muito caras. Menos interessantes talvez. É sempre a mesmice dos elogios superficiais. Eu estou cansado de pessoas legais e gente boa. Para mim isso é ofensa. No entanto, não há que duvidar dos méritos das qualidades. São boas companhias nas noites de insônia. Nas jornadas solitárias. Se é verdade sua quase sempre superficialidade, não menos verdade é sua capacidade de remendar um ego e polir uma face abatida. Mas dado meu enfado, já falei demais. E fiz demais, suportando esses dois passos que você deu. Regozije-se neles e sem dar nenhum passo adiante, dirija-se à porta, retire-se e bata-a com cautela. Não apenas para evitar barulho, mas também para não tirar do lugar o tapete.