segunda-feira, 30 de junho de 2008

Ele de novo

"O álcool é provavelmente uma das melhores coisas que chegaram à Terra, além de mim. Nos entendemos bem. É destrutivo para a maioria das pessoas, mas eu sou um caso à parte. Faço todo o meu trabalho criativo quando estou intoxicado. O álcool, inclusive, me ajudou muito com as mulheres. (...) É uma liberação porque basicamente eu sou uma pessoa tímida e introvertida, e ele me permite ser este herói que atravessa o espaço e o tempo, fazendo uma porção de coisas atrevidas...
O álcool gosta de mim."
Charles Bukowski



Sei que o tema é repetido, mas é que ganhei o volume dois do "Ereções, Ejaculações e Exibicionismos", que se chama: Fabulário geral do delírio cotidiano (o homem era bom de título). E Bukowski voltou à minha vida com tudo. Eu bem estava tentando terminar um livro do Galeano sobre futebol que ganhei há uns 2 anos e nunca li os últimos textos. Mas não deu. Bukowski reina nesta mente baiana. Confesso que no início o livro não me empolgou tanto quanto o anterior, cheguei a cometer a falácia de criticá-lo levemente. Insanidade minha. Os contos do livro são excelentes, na mesma linha autobiográfica, suja, mundana, marginal e alcoólica.

Bom, mas não foi por isso que resolvi escrever aqui. É que nos últimos dias descobri que há duas peças dele em cartaz na cidade!!! Pior, descobri que a Gávea é o reino do velho
Hank no Rio de Janeiro. "Pão com mortadela" que é uma adaptação de um de seus romances mais conhecidos, "Misto quente", está em cartaz na Casa da Gávea de sexta a domingo. E a outra, que foi a grata surpresa, chama-se “Buk na Rua – Teatro noturno para adultos insones [sacaram que rola uma identificação né]” é apresentada na Praça Santos Dumont (parece que sexta e sábado - sem certeza), sempre às 22h. Essa segunda foi elogiada hoje no jornal com um comentário levemente ácido: "Não que [Bukowski] fosse gostar dos restaurantes ou do público do Baixo Gávea, tudo limpinho demais pra ele..." Achei sensacional. E o melhor, a peça é uma colagem de quatro contos, sendo o primeiro deles "12 macacos alados que não conseguem trepar sossegados", que como já comentei aqui, é brilhante.

Sexta-feira já sabem onde vão me encontrar. Estarei limpinha no Baixo Gávea, tomando uma vodca e aproveitando o que há de melhor na Zona Sul carioca. Fica a dica.

3 comentários:

Anônimo disse...

Peça foda!

Faber disse...

Esqueça meu comentário.
Eu ia escrever qualquer coisa aqui quando li o comentário do anônimo. Peça Foda. Levei algum tempo para me dar conta de que ele se referia à peça que rola na praça Santos Dumont. Por longos instantes pensei que ele estava sugerindo que ao invés de uma vodca, você pedisse uma foda. =0

Rodrigo Bodão disse...

Primeiro, achei engraçado o comentário anterior... peça foda... bem buk... bem puteiro... apesar de não sê-lo...

CLê... sexta feira tamo lá...

acho lindo o velho safado te tocar desse jeito...

me toca também...

diferente...

parece um dos caras que convivo nas noites sujas...

eu adoro bukowski... acho que tomar um porre, sair na porrada e dar uma volta nele seria quase um sonho...

só não sei onde pediria um autógrafo dele...

talvez na comanda do cartão de crédito... dele...