quarta-feira, 25 de junho de 2008

O sonho acabou, mas ainda tem empada


- Bom dia, eu vim por conta do lance dos selos. Para pegar meu...
- Selos e documento com foto.
- Tá aqui. Cuidado que esses mais antigos estão quase rasgando.
- Documento.
- Então, perdi minha identidade, trouxe o passaporte.
- Tem foto?
- Claro.
- Então pronto. É documento com foto.
- Ok. Aqui.
- Toma esses 3 formulários. Tem que preencher tudo com caneta preta, letra de forma e legível. Rubrica todas as vias e tira uma xerox do documento.
- Tá. A senhora tem uma caneta?
- Não.
- Tem xerox aqui por perto?
- Não.
- Eu já volto.

*******

- Tá aqui. Os três formulário, letra de forma, rubricados e a xerox. Corri, porque aqui é só até às dez e meia, né?
- Rum...
- Engraçado, achei que fosse encontrar mais gente aqui.
- Rum...
- Ou pouca gente faz aniversário dia de hoje como eu ou as pessoas não fazem muita questão.
- Olha aqui, quantos anos você está fazendo?
- 23.
- Não tem direito.
- Ãhn?
- O programa de distribuição de sonhos é só até os 22 anos.
- Como?
- É. 22 anos. E acho que com esse novo código civil, vai cair pra 18. É o que dizem.
- Mas minha senhora, em lugar nenhum vocês informam isso.
- Estou informando agora, é até 22 anos. A senhorita está fazendo 23. Não tem direito. Aqui seu passaporte.
- Pera aí. Calma. Tem alguém com quem eu possa falar? Explicar a situação? Reclamar?
- Além de Deus? Eu.
- Tudo bem, não tem um gerente? Um supervisor?
- Ai, vocês humanos...sempre achando que resolvem tudo com um patrão.
- Como assim humanos? A senhora é o quê?
- Você é cega? Humana como você. Eu hein.
- Tá bom. Só quero saber se há alguém aqui além da senhora.
- Você.
- Ok. Vamos lá. Deixa eu explicar: estou há meses peregrinando por esses selos, esperando pelo dia do meu aniversário, para pegar dois ônibus e vir até aqui, entre dez horas e dez e meia para buscar o sonho ao qual tenho direito de comer por mais estes 12 meses nessa merda de vida. Não tem mais ninguém aqui. Só eu. Será que a senhora não podia abrir uma exceção?
- Senhorita, o programa é para pessoas de até 22 anos.
- Mas minha senhora, ninguém nem vai saber...
- Ai, vocês humanos.
- Tudo bem, desculpe. Veja bem, uma única exceção, por favor. Eu não tenho mais direito a sonhos. Nunca mais terei. Sabe-se lá quando terei oportunidade de conseguir outro.
- Me dá aqui os formulários.
- Nossa, muito obrigada.
- Vou avisando logo que o sonho acabou. No momento só temos empadas.
- Como assim empadas? Nunca avisaram isso.
- Estavam nas letrinhas na lateral dos selos. No caso de falta de sonhos....
- Posso ver meus selos?
- Desculpa, eles já foram protocolados. Se eu retirar do protocolo perdem a validade.
- Tudo bem. Nem pão doce?
- Empada. Com essa coisa de fazerem sonhos em lata, que mais parecem de plástico, os sonhos estão cada vez mais caros. Artigo raro. Porque pobre devora esses enlatados. O resto que circula por aí, vem tudo do Canadá. Sonho feito aqui e de qualidade não se acha mais e custa caro.
- Tá, tá valendo. Eu vou levar uma empada.
- Vai?
- Vou, ué. Por que?
- Sei lá. Normalmente mulheres não querem empadas.
- Eu não sou normal.
- Então assina aqui.
- Hum... Que foi?
- Que foi pergunto eu.
- Estou lendo antes de assinar.
- O expediente encerra em 5 minutos.
- Tá, tá bom. Só me diz o que diz aqui.
- É um termo onde a senhora se compromete que o sonho é pessoal e intransferível, que se tiver indigestão com ele ou fizer mau uso, as responsabilidades são suas. No seu caso, empada, não sonho.
- Tá, eu me responsabilizo pela minha empada. Pronto.
- Aqui está. Sua empada. Faça bom uso.
- Err... nossa. Melhor do que eu esperava.
- Feliz aniversário e até o ano que vem.
- Mas ano que vem não terei mais idade.
- Leia as letras laterais, parece que vão criar uma cota de sonhos para maiores de 25.
- Mas eu tenho 23. Como posso...
FECHADO

***************

Em tempo: Faber, também adoro diálogos. Seu comentário me fez lembrar uma frase do Tom Stoppard citado por Veríssimo há alguns dias:
"escrevo peças, porque escrever diálogos é a única maneira respeitável de você se contradizer". É mais ou menos isso.

4 comentários:

Daniel disse...

Crônica é? Ficou muito boa. "E acho que com esse novo código civil, vai cair pra 18. É o que dizem." HAUHAUHAUHAUHA

Faber disse...

muito bom! ehehehhe
adoro diálogos!

Rodrigo Bodão disse...

maneiro hein... e inda deu fome... acho que vou lá na padaria santo amaro... empada, sonho e cocacola...

Faber disse...

também adoro adendos!