quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

O partido da imprensa e o prefeito

Eu adoraria escrever sobre o assunto, mas li artigo do Gilson Caroni na Carta Maior sobre o tema e desanimei. Qualquer coisa que escrevesse seria influenciado pelo que li. Trata-se da relação entre o maior partido brasileiro: Organizações Globo e o prefeito do Rio de Janeiro, o DEMOcrata César Maia. Pra quem não sabe, César anda ressentido com O Globo que anda noticiando e muito o descontentamento da população carioca com o absoluto descaso do prefeito. A contenda mais recente foi a que diz respeito ao boicote ao IPTU organizado pela população. O Globo deu página inteira hoje, com um box que elogiava as formas de organização e protesto da sociedade civil!!!! Só acreditei porque li, se tivessem me contado diria que era mentira, pois não é coerente com a conduta do jornal que geralmente classifica como baderneiros e criminosos os movimentos sociais brasileiros.
Transcrevo abaixo um trecho e logo depois, o link.

Após anos de uma gestão de total descaso com a saúde e educação públicas, o prefeito, acuado, contra-atacou hoje em seu "ex-blog", boletim eletrônico distribuído diariamente: "Os estudiosos dizem que a "doença infantil do jornalismo" é não entender qual seu campo de atuação e sua função, e atuar como um partido político. Ou seja, disputando poder pelo poder, apoiando ou denegrindo. O Globo atua como um partido político no Rio. Não aceita um governante com autonomia e independência. Gosta de governantes submissos, reativos à suas matérias, que se sentem à mesa com intimidade"

Há coisas que só acontecem em brigas de quadrilha ou durante separações litigiosas. O que temos acima é algo inédito e impensável: o DEM denuncia o PIG (Partido da Imprensa Golpista). Ainda que, cautelosamente, lhe defina como agremiação regional. Que as arestas serão aparadas não há dúvidas. Mas que a partidarização da imprensa foi explicada didaticamente, ninguém pode negar. E por um aliado fez dela sua cabeça-de-ponte em várias ações entre amigos. Só podia ser da Globo....

cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=14782

Um comentário:

Vitor Castro disse...

Há uma semana é capa do Globo a "organização da sociedade" em revelia ao pagamento do IPTU. Hoje (21/01), apesar de estar na capa do jornalão e ter matéria de página inteira no interior, em página colorida, ainda dentro dele, na coluna do Ancelmo Gois, tá lá:

"indiferentes ao boicote ao IPTU proposto por ALGUMAS associações de moradores, pesquisa da Fecomércio-RJ mostra que 54% dos cariocas pretendem pagar o imposto em cota única". Essa pesquisa, claro, não é citada na matéria, que fala de cerca de 300 pessoas na "manifestação popular". Tão popular que bancaram um avião para passar pela orla do Rio com os dizeres "Não pago IPTU: e daí?" (uma clara analogia à série do Globo "Ilegal: e daí?".