quarta-feira, 3 de outubro de 2007


No dia 5 de outubro vencem as concessões de importantes emissoras de televisão do país, as cinco da Rede Globo - São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Brasília, as da Bandeirantes, Gazeta, Record e TV Cultura de São Paulo, entre outras. Para continuarem operando os canais que lhe foram outorgados pelo Estado, o governo federal precisaria autorizar e o Congresso Nacional sancionar essa renovação. Na prática, isso não acontece. Diferente de todos os outros setores, não há obrigações das concessionárias do serviço de radiodifusão. Em qualquer concessão pública há deveres estipulados em contrato. Mas na radiodifusão sequer podemos ter acesso aos contratos, apesar de serem “públicos”.

Globo Mente

Manifestação cultural contra a renovação automática das concessões públicas de rádio e tv

Dia 5 de outubro, sexta-feira, a partir de 17h

Ato público no Buraco do Lume (Centro do Rio de Janeiro, próximo ao Castelo, entre a Rio Branco e a 1º de Março). Exibição dos vídeos: a História da Rede Globo (inédito, com cenas do apresentador do SP/TV anunciando o comício das diretas como sendo uma festa pelo aniversário de SP e o Moreira Franco dando depoimento como vencedor da eleição que o Brizola ganhou. Imperdível!), Manual Rádio Livre, Hélio Costa e os japoneses contra Seleção Digital Brasileira. Música e debates ao vivo. Gravação de vídeo cabine, colocando o povo de protagonista. Participação de diversos movimentos sociais. Além de distribuição de materiais e jornais alternativos.

Programação da Semana Nacional pela Democratização da Comunicação do Rio [de 3 a 9 de outubro]

Dia 03 de outubro - quarta-feira

9h – Abertura da Semana Nacional pela Democratização da Comunicação no Rio com a realização de programa, ao vivo, na rádio comunitária do Morro do Estado, em Niterói, e gravação de vídeo cabine no morro.

13h - Vídeo cabine no Instituto de Artes e Comunicação Social da UFF (Rua Lara Vilela, 126, Ingá).

16:00 - Vídeo Cabine na praça Araribóia (em frente as Barcas de Niterói) com gravação de depoimentos, teatro e panfletagem.

19:00 – Exibição do filme Tapete Vermelho (comédia em que Quinzinho [Matheus Nachtergaele] tem uma promessa a cumprir: levar seu filho à cidade para assistir a um filme do Mazzaropi) seguido de debate com Adriana Facina (professora de História da UFF e Observatório da Indústria Cultural) e Movimento de Niterói para salvar o Cine Icaraí. Local: Teatro do DCE-UFF, Centro de Niterói, perto do Plaza.

Dia 04 de outubro - quinta-feira

14:00 - Realização de Programa da TV Comunitária de Niterói sobre a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, com exibição do material das vídeo cabines. Local: IACS – Rua Lara Vilela, 126, Ingá, Niterói.

17h: Debate UFF- Mestrado Ciência da Arte – Concessões e sua relação com a produção da teledraturgia – IACS 2 (rua Tiradentes, 148, Ingá, Niterói) – Heloísa Toledo Machado, Sergio Santeiro, Antonio Moreno, Octavio Bezerra, Noilton Nunes, Gustavo Gindre e Rafael Duarte.

20:00 – Exibição do programa Comunicação Popular na TV Universitária de Niterói com a participação de diversos movimentos sociais e entidades do movimento estudantil falando sobre a concentração da comunicação no país, os assuntos e lutas que a mídia comercial esconde e a formação do pensamento único. Local: Estúdio grande da Unitevê, IACS – Rua Lara Vilela, 126, Ingá, Niterói. Quem for participar do programa ao vivo (todos estão convidados!) chegar até 19:30h.

Dia 05 de outubro - sexta-feira

21:00 - Ato em Defesa da Transparência das Concessões de Rádio e Tv, no Sest-Senat de Barra Mansa

Dia 07 de outubro – domingo

12:00 - Panfletagem de jornais alternativos na Praia de Ipanema - Posto 9

Dia 08 de outubro - segunda-feira

12:00 - Panfletagem de jornais alternativos no Bandejão da UFF – Campus do Gragoatá, Niterói

17:00 – Panfletagem de jornais alternativos na Central do Brasil – em frente à saída do metrô

Dia 09 de outubro – terça-feira

14:00 - Debate sobre a contribuição das rádios comunitárias para o desenvolvimento social - projeto de pesquisa do curso de comunicação social da UFF, orientado pelo professor Adilson Cabral – Local: IACS – Rua Lara Vilela, 126, Ingá, Niterói.

19:00 – Reunião de articulação do movimento pela democratização da comunicação do estado do Rio. Democratizar a comunicação para transformar a sociedade! Local: Rua Joaquim Silva, 56, 9º andar, Lapa.

21:00 – Programa Especial de Encerramento da Semana de Democratização da Comunicação na TV Comunitária do Rio. Ao vivo! Local: Rua Joaquim Silva, 56, 9º andar, Lapa.

Mais informações sobre a Semana:
Rafa (9879-8076/rafa_doliveira@yahoo.com.br)
Claudia (9616-1447/claudiaverde@yahoo.com.br)

5 comentários:

Rodrigo Bodão disse...

é... só fico pensando...e desde já me afirmo bodãoniano:
de que vale cancelar na marra da lei a concessão pública de uma voz legitimada pela população se não desconstruímos sua legitimidade nas entranhas do povo e da (dita) opinião pública...

penso assim: democracia dá trabalho...

viva o debate e pode tacar pedra pois se meu telhado é de vidro eu tô mesmo precisando de cerol...

amarula!!!! (cabou)

Rodrigo Bodão disse...

comentando ainda...

fiquei meio azedo nesse assunto ontem, e acordei hoje pensando nessa porra. Identifico minha raiva: recebi, anteriormente a divulgação desse assunto através de 2 pessoas, uma, estudante moderninha que ao sair de casa e se emancipar ganhou um apê da family e se mudou pros arredores da casa onde morava pra poder filar a bóia... outro, um excêntrico judeu ativista de esquerda revolucionário do leblon...

assim, fica difícil...

o problema é que ambos cagam sabedoria em seus diagnósticos sociais e compartilham desse idéia messiânica de conhecerem a verdade do sistema ao contrário do povo pobre e analfabeto manipulado...

não é à toa...

bom, tomara que não me leiam aqui pq são até gente boa...

sobre o evento, acho maneiro, provoca o debate... mas, mermão, só não me venha falar de cancelar a concessão da Globo, como vinha nos emails, evocando Chavez, até pq, além de aqui não ser (ainda) a Venezuela e além de gostar de algumas novelas, do Globo Esporte, do Casseta e Planeta e do Esporte Espetacular, se o Lula faz essa porra, dou um mês pro impeachment...

E chega, não quero mais ouvir teorias sobre manipulação ideológica que considerem o povo um bando de imbecis sem senso crítico, o bagulho é outro, e esse pensamento, além de preconceituoso, é extremamente elitista.

Porra, caralho, vai tomar no cu!!!!!

bjs e abraços...

Clementina disse...

Grande Bodão!
Não se trata de manipulação ideológica, e tbm acho que o povo não é burro e acrítico. o que eu acho, é que não dá pra termos 6, 60 canais no espectro televisivo com um único discurso. não dá! o protesto contra as renovações AUTOMÁTICAS das concessões, é contra essa televisão e esse rádio que só tem espaço pra uma versão dos fatos e pra igreja. eu quero o judeu do leblon na TV, o bispo macedo, mas quero tbm o povo "acrítico e massa de manobra" (é uma ironia, por favor)!!!

Rodrigo Bodão disse...

aaaaaaaaaaahhhhhh!!!!!!! agora está explicada sua expressão curiosa/interrogativa, tipo e ae!!!!

que pena... poderíamos ter discorrido sobre...

bem, na verdade concordo contigo... mas estou particularmente puto com esses discursos que, ou imobilizam, tipo, tem jeito não,
e outros, tem jetio sim, falando de revolução como se estivesse fazendo estilo... preconceito...sei... é mesmo.

mas estou cansado dessas terapias públicas e camisas da osklen do che (não sei se tem, mas não duvido)

água mole em pedra dura tanto bate
que dá volta e segue em frente

estou precisando de novas idéias e outros discursos...

e esse evento, na verdade, é parte do que estou dizendo

ou não

Rodrigo Bodão disse...

nota: parte do que estou dizendo no sentido de querendo...

debate oportunidade ação
tipo essa que ocupa espaços e vai pra rua...

confesso ainda que quando cmentei nem havia lido a postagem... estava movido a tropa de elite, fúria, saco cheio e cara idem...

ae, sacanagem... cabou marula...

aliás, acho que esse blog serve é pra isso... discutir e vadiar...

vadeia clementina!!!!!!!