quarta-feira, 26 de agosto de 2009

muito burro demais

A Televisão
Me deixou burro
Muito burro demais
Oi! Oi! Oi!
Agora todas coisas
Que eu penso
Me parecem iguais
Oi! Oi! Oi!...

televisão, dos titãs



aí vc chega em casa e tá passando um jornal qualquer. aí vc ouve sem dar importância - pq vc deixou de dar importância a jornais há bastante tempo - e solta um comentário sem importância. tava passando a milésima matéria sem fundamento sobre o encontro da dilma com a secretária da receita. ok, nem me interessa se se encontraram mesmo. JURO que não. se dilma pediu ou não pediu, nada muda na naçã0 - posso te garantir. mas me interessa a forma discarada como mentiras viram verdades. ou absurdos que sejam. pq cara, já surgiu um milhão de indícios CONCRETOS de que o encontro não aconteceu. e dizendo que ele aconteceu só tem o depoimento da mulher. nem queria que dissessem que não aconteceu, não. pode continuar dizendo que rolou, mas podia ter a decência de cobrir os fatos concretos.

aí tá. volta pra milésima matéria. vc está na sala só pra pegar o telefone fixo e ligar pra sua amiga em salvador que vai te fornecer rivotril pelo resto da vida pq é médica e gente boa. no que vc ouve a matéria, vc solta: - porra, é muito discarado não darem nem a declaração do palácio do planalto, que abriu TODOS os registros de cadastrados que ingressam lá dentro e o nome da mulher não consta NUNCA.

dica de quem frequenta ministérios e bastidores do poder: vc nunca entra sem ser fichado antes. com exceção, como explica o documento do planalto, de minsitros de estado.

volta pro meu comentário sem pretensões. foi um comentário solto. nem indignado nem nada. só uma espécie de constatação de como o mundo que me rodeia é patético. no que as massas se levantaram contra mim - isso tá ficando recorrente. "é claro que houve o encontro". "tá mais do que provado". "essas suas concepções extrapolam né?"

eu não sei vocês, mas isso exerce um fascínio absurdo em mim. tá provando como, imbecil? vc leu aonde? diga um dado, um número... as pessoas não sabem. elas simplesmente sabem da verdade. mas não sabem dizer como sabem. é um tipo estranho de convencimento coletivo que eu acho muito doido. e aí, claro, que eu, a zé ninguém que lê bukowski não vai saber de porra nenhuma. e tudo que vc pega e ouve e lê é de uma fragilidade tão grotesca que assusta a maneira como as pessoas estão passivas a isso. alô, minha gente, há dois meses atrás a folha deu na CAPA uma imagem de photoshop grosseiro duma ficha do dops da dilma que nunca existiu. ninguem repara que é só o picareta do marco antonio villa que dá entrevista sobre ciencia política? vc sabe quem é ele? oq ele escreveu? onde estudou? certamente não. mas vc lê a manchete e a palavra especialista e tá bom.

óh, nem é pra "defender" dilma. minhas opções políticas nunca estiveram ligadas à ELA. nada pessoal. ultimamente, nem ao PT. e isso não tem a ver com política (essa política). poderia ser a dilma ou o zé das couves. eu tou falando é de jornalismo (argh!), de comunicação e essas merdas que só me irritam.

os caras mentem. mentem deliberadamente. os caras tão na redação ouvindo as verdades sozinhos, mas construindo as mentiras juntos, assim na cara dura. é discarado. e tá ficando cada dia mais discarado.

eu só queria que as pessoas fossem menos idiotas. lê oq vc quiser, assina oq quiser e defende a opção política que for. tou nem aí... mas meu irmão, bancar o imbecil não. aceitar uma mentira grosseira como verdade e defendê-la sem nem saber porque, é isso. e o mundo tá cada dia mais assim. o que que vc sabe dele?



uma mostra de quem podem ser esses caras um dia - um amigo mandou o link, tem uma conhecida em comum entre os novos estagiários da folha. vou nem comentar, tirem suas conclusões:

3 comentários:

Vitor Castro disse...

o que leva uma pessoa a destacar que gosta de gatos e sapatos coloridos (fiquei me perguntando se ela tem vários gatos, um de cada cor, ou então se anda com um sapato de cada cor).

tem também o sujeito que está lá porque sempre quis morar em SP.

dá vergonha...

Rodrigo Bodão disse...

"mas vc lê a manchete e a palavra especialista e tá bom"...Clê

"mas meu irmão, bancar o imbecil não. aceitar uma mentira grosseira como verdade e defendê-la sem nem saber porque, é isso. e o mundo tá cada dia mais assim. o que que vc sabe dele?"... Clê

"Vou entregar-me à cegueira
ao anestésico mais eficiente...

Falo isso tudo,
mas não adianta...

A espinha já está na garganta...

Falo isso tudo,
mas, e daí?

já era

Eu já vi...

Bodão"

Fragmentos de frases que me fazem pensar que bem podiam soltar uma bomba de neutrons na cidade maravilhosa... enquanto eu, Amana, os ombdsman e mais algumas poucas pessoas estivéssemos enchendo a cara felizes no Sana...

Faber disse...

Me delicio lendo você.
Lucidez e objetvidade.