quinta-feira, 23 de julho de 2009

notas pré-vacaciones

esse blog cheira a mofo. mas estou de regresso. anima-te, leitor injuriado, e cai dentro que o post é longo.

_______

eu entro de férias amanhã. isso não é novidade nenhuma. devo dizer, no entanto, que eu estou muito ansiosa para entrar de férias. por várias razões. vamos a elas:

1. sem drama que eu não sou disso e se eu quisesse fazer drama eu teria motivos muito melhores. eu estou merecendo esses dias de férias. muita pressão. muita cobrança. muita responsabilidade. o tema é um poço de contradição. porque nem posso dizer que não gosto do que eu faço. por mais duro que seja admitir, sim, das atividades que desenvolvo diariamente, há uma série delas que me agradam. problema é que quando eu fazia só essas coisas minúsculas e nada importantes eu tinha mais prazer em acordar todo dia, andar 10 minutos, pegar uma van mucho loca e rumar pro coração da avenida brasil. hoje, eu acordo atrasada, saio correndo rumo à praia de botafogo - onde nem admiro mais a paisagem que já me fez perder a van -, aguardo ansiosa pelo meu transporte e fico o dia todo torcendo pra acabar o dia, pra sair de lá e continuar falando de trabalho - na maioria das vezes. definitivamente, eu não quero estar onde estou com 24 anos de idade, um fígado promissor, pulmões ainda limpos, humor rápido e meio estômago. eu quero gastar a metade de estômago que me resta de outro jeito, é fato.

2. daí, então, que as férias servem para eu repensar essas paradas. colocar pingos nos iiiii e cedilhas nos cccc. daqui há três semanas não será mais assim. garanto. e daqui há seis meses estará tudo diferente. porque no meio do caminho tem uma rocha, josé e ela atende pelo nome master, maestria e outras alcunhas que me recuso a grafar. não dá pra jogar tudo pro alto e eu não o faria. mas dá pra ficar uns dias pensando e planejando formas de sair desse buraco que me meti. façamos por partes. com calma saio de onde não quero estar e vou pra onde desejar. e onde é? não sei. só sei que eu quero viver com menos. tá tudo demais na minha rotina e isso não me agrada.

3. enfim, sejamos sintéticos: férias pra repensar, dar uma descansada (e dormida), recuperar a voz perdida desde o aniversário, assistir sessão da tarde e senhora do destino e o melhor de tudo: aproveitar uns poucos dias distante dos meus dias.

4. e o que eu vou fazer nas férias? já decidi: vou dedicar a semana que vem à burocracia. preciso ajustar minha vida acadêmica que está bem zuada. fazer matrícula, arrumar uma banca fantasma de qualificação, finalizar matérias abandonadas, fazer um ou outro trabalho vagabundo e voltar a ser uma aluna qualificada. feito isso, saio do rio por uns dias, para abandonar os meus dias. havia decidido que só algo que valesse muito a pena me levaria pra longe, ando enjoada de aeroportos. quando eu achei que não tinha mais atrativo, papai me presenteou com suas milhas. assim sendo, dia 31 parto para joão pessoa = muita comida boa, um quarto só pra mim escuro e silencioso, praia quente em frente ao quarto, paparicos, a boa companhia de felipão - agora com carro, o que nos dá possibilidades infinitas de aproveitar o litoral -, e nada de social chata, noitadas exageradas e afins. é sombra e água fresca, literalmente. com passagens grátis. bom, quando eu for para joão pessoa, restarão 17 dias de férias. retorno dia 05, quando restarão 12. essas 12 serão inteiramente dedicadas ao texto da qualificação. dará tempo? eu acho que não. mas tenho certeza que até lá desenvolvo um mecanismo nada honesto para ajeitar isso. se eu não desenvolver, teremos, pela primeira vez em 24 anos, um problema grave. mas enfim, dramas não combinam comigo.

5. volto ao trabalho dia 17. qualifico até o dia 28. em setembro tudo será diferente. com muita fé, até o endereço. de e-mail.

6. caminhadas longas começam com o primeiro passo - li em algum rodapé de agenda vagabunda.

_________

esse mês eu esqueci o aniversário de 3 pessoas que se importam com isso. não tive coragem ainda de ligar pra nenhuma delas me desculpando. nem pra isso eu tenho tido paciência. vou fazer a partir de sábado.

mas hoje (23) é aniversário de uma das melhores pessoas que eu já conheci na vida. não melhor de legal, engraçada, inteligente etc. melhor de melhor mesmo. ser humano melhor. do lado de luise você tem até vergonha de não ser bom, solidário e paciente. com ela crises de rinite, sorvete na ribeira e vista da avenida contorno.

parabéns pra ela - que só deus sabe se lê isso aqui. mas vou bem usar pra comprovar que lembrei, já que o telefone só deu fora de área.

_________

post excessivamente pessoal, eu sei. quer ler ficção compra o paulo coelho. quer ler coisa séria compra o globo. aqui é o que me der na cabeça. e olha, o que tem me dado na cabeça não vale um tostão enferrujado.

________

escrevi bastante mas ainda ficou faltando postar um vídeo, comentar da minha irritação com a ausência de lugar público para falar o que me der na telha - muitos conhecidos da vida e/ou trabalho lendo minhas páginas pessoais -, colocar o texto II da defensiva e contar pra vocês a saga do cara que não conseguia acabar seus namoros e colocava uma música de corno pra mulher ouvir e dizia pra ela com versos da música que ia deixá-la.

ficam pras férias.

3 comentários:

Faber disse...

O Globo é coisa séria?

Tá bom, eu entendi.

Faber disse...

E por que eu não li cerveja em nenhuma parte dos planos de férias?

Unknown disse...

Cara Clementina,
Espero que no fim da vida, eu consiga ser do jeito que vc me imagina!
Muitas vezes a gente vê no outro aquilo que a gente é.
Boas férias!
Um abraço saudoso!