sábado, 27 de dezembro de 2008

Uma vez FLAMENGO!!!, sempre FLAMENGO!!!

Ontem assisti a uma entrevista (nunca sei ao certo qual assistir que pede preposição) com o jornalista e biógrafo Ruy Castro, notório flamenguista, num programa do Sportv. Como não poderia deixar de ser, grande parte do programa girou em torno da paixão do debatedor convidado pelo Flamengo, assim como, de modo geral, uma análise das diversas torcidas e suas ‘personalidades’.

Como sempre, a caracterização do rubronegro trouxe alguns clichês como fanfarrão, narcisista, arrogante, do povão, torcida de marginais, etc.

Ruy desconstruiu alguns desses clichês com argumentos que concordo, compartilho e reproduzo abaixo.

Primeiro, o emblema de time do povão. Segundo Ruy, a paixão pelo Flamengo chega a ser mais abrangente do que parece, uma vez que não somente nas classes C e D, o urubu é maioria, mas também nas classes A e B. Não sei se esta informação é mesmo correta, mas acredito ser, apesar da fonte não ser nem um pouco isenta.

Segundo, a fama de arrogante. Eu sempre ‘concordei discordando’ dessa faceta, constantemente apontada pela torcida arco-íris. Aliás, é o que serve de desculpa descarada para a covarde união de todas as outras torcidas quando o Flamengo joga.

Ruy refutou essa idéia com um argumento interessante e especialmente compreensível para quem vê o mundo em preto e vermelho.

Segundo ele, o flamenguista é excessiva e irremediavelmente otimista. Quem é que nunca sentiu a euforia desvairada que toma a arquibancada, a energia coletiva e tribal daquela massa humana, sempre superior à torcida adversária...

Saca transtorno bipolar... pois então, o flamenguista, principalmente no Maracanã, vive num constante estado maníaco, eufórico, apaixonado e desvairado.

E assim como o maníaco perde o controle, tem idéias e comportamentos extravagantes, uma vitória que seja já ilumina delírios libertadores e fantasias japonesas... O rubronegro vive num eterno projeto Tóquio.

Terceiro, a paixão narcisista da torcida do Flamengo pela torcida do Flamengo.

Aí não tem como refutar mesmo: nós nos amamos!!!

O Maracanã é como a superfície cristalina de um lago em que nos vemos vivos em estado natural!!!! Mais do que o clube, que aliás vive um período mais ou menos, assim como todo o futebol carioca, a torcida se retroalimenta e reproduz. É a torcida do Flamengo que conquista novos torcedores mais até que o clube – apesar do Flamengo ter um histórico de muitas conquistas e estar sempre disputando títulos. De longe, o clube carioca que detém mais títulos e conquistas!!!!

E as outras torcidas odeiam essa confiança maníaca, soberba desvairada, paixão narcisista e incontrolável por uma torcida que não pára de cantar um segundo!!!!

Sabe o que é isso????

Inveja...

8 comentários:

Rodrigo Bodão disse...

Comentário para meus companheiros de blog ao virem me comentar/sacanear:
por que ao invés de falar mal do Mengão e da minha paixão, e minha alegria de ser rubronegro,porque ao invés de sacanear o Urubu vcs não falam sobre como é bom ser botafoguense/palmeirense (cachorro-porco ou porco-cachorro), corintiano (gavião) e tricolor (deixa pra lá)????....

Anônimo disse...

Pô perdeu a graça dar uma resposta... assim com esses limites... rsrsrs... Viva a paixão nacional!

Clementina disse...

concordo com wlado. quaaase deu vontade de ser flamenguista, bodão.

sobre ser palmeirense, eu sou porco do tempo que veloso tava ficando careca e que kleber era o melhor zagueiro desse país. sou do tempo que o 'alviverde imponente' ia pro gramado pra luta....aí meu amigo, a sensação de ver aquelas listras verdes entrar em campo, com uma torcida alucinada que se orgulha de ser chamada de PORCO, não tem explicação. é coisa de louco...por isso, que eu respeito seu amor pelo rubro-negro: hegemonico e imoral

Faber disse...

Toda maioria é burra.
Só isso que eu tenho a dizer.

Anônimo disse...

Read your article, if I just would say: very good, it is somewhat insufficient, but I am

still tempted to say: really good!
Personalized Signature:面对面视频游戏,本地棋牌游戏,本地方言玩游戏,打麻将,玩掼蛋,斗地主,炸金花,玩梭哈

Anônimo disse...

Some of the content is very worthy of my drawing, I like your information!

Rodrigo Bodão disse...

(Para homo faber)
Maior burro é aquele que se acha integrante de uma elite do pensamento...
Especial...
Blergh!!!!

Saudações Rubronegras!!!!!

Anônimo disse...

Good article, good things, good feelings, good BLOG!
Saftey Net