domingo, 16 de março de 2008

Porca miséria

Caros Amigos é sempre uma leitura prazerosa. A edição desse mês, em particular, está excelente. A entrevista é com Nassif, motivada, claro, pela briga que ele anda comprando com Veja. Nassif fala um monte de coisa interessante, muitas das quais pretendo comentar aqui em algum momento (de preferência num post feito antes das 3 da manhã). Destacaria também a estréia da coluna do Marcos Bagno, entrevistado do mês passado que desceu o pau no preconceito linguístico. A coluna se chama "Falar Brasileiro", bem interessante. Mas no todo, a edição está bem gostosa de ler, com um humor que vai desde a Marilene Felinto (que geralmente escreve coisas bem duras) até a apimentada coluna do Palmério Dória (que dentre outras coisas fala de Juno, filme fofíssimo que adorei). Parece que colunistas e jornalistas combinaram: "Vamo fazer uma edição foda e divertida?". Pra mim, funcionou.

Mas o que escolhi pra postar aqui, é um poema do Glauco Mattoso que me lembrou o meu caro Bodão e outros tantos visitantes bebuns desse blog.


soneto do crime famélico

a câmera indiscreta e patrulheira
que há no supermercado, fotografa
os passos do moleque que se esgueira
por entre as prateleiras e as "abafa"

o jovem ladrãozinho faz a feira:
biscoitos, doces, balas... a garrafa
de uísque não lhe escapa à mão certeira!
minutos mais, e o jovem já se safa

detido na saída, foi levado
ao próximo distrito. o delegado
pergunta-lhe: "se é fome, por que uísque?"

o cínico ladrão nem titubeia:
sabendo que não fica na cadeia,
responde: "só por pão, tem quem se arrisque?"

Eu não me arrisco.

_____________

Ando ouvindo muito forró. Estranho e sintomático. Essa saudade do agreste que não passa. Daí começa a chover freneticamente no Rio. Tudo alaga. A cidade fica horrorosa, os cariocas andam de ônibus com janela fechada e tiram casacos do armário. Dá mais saudade da terra seca. Lá quando chove é sinal de bons ventos.

Um comentário:

Suzana disse...

prefiro a piauí. ir-ri-tan-te-men-te feliz. não eu, a revista.