terça-feira, 5 de outubro de 2010

no entanto, entretanto, masssss

Não vou entrar no mérito de julgar as pessoas que votaram na Marina, como tenho visto muita gente fazer. Ficar rotulando e desqualificando as pessoas definitivamente não me parece uma prática digna, democrática, respeitosa. Cada um faz o que quer.

Mas é quase impossível para mim não acreditar que no fundo, no fundo, o eleitorado verde, mesmo os de última hora, esteja traquilo e despreocupado com o que possa acontecer nesse segundo turno. E quem abriu as portas para esse possível retrocesso no país, sem dúvida alguma, é essa turma que acreditou nas bravatas messiânicas de uma candidata que afirma poder fazer tudo diferente na política, e engana seus eleitores com essa falsa ideia de que para mudar um país basta vontade política e ética. Pura bravata que encontra eco em milhões de pessoas desiludidas com a política, indignadas com a corrupção que é inerente, enquanto risco, a qualquer atividade humana que envolva dinheiro, seja ele público ou privado.

É verdade que houve uma onda meio verde de boutique nessa eleição, e daí eu tento me convencer com a ideia de que as pessoas não sabem o que é o PV na verdade, e tal, suas alianças, suas posições, etc. No entanto, o que mais me incomoda é o grau de alienação de alguns discursos pró-Marina pelo fim da corrupção. Houve um redimensionamento e reestrutuação das políticas sociais desse país como nunca houve antes, e muitas pessoas não viram. Ou se viram, se encheram de preconceitos de classe e toupeirices narcisistas de quem olha sempre o próprio umbigo e perderam a noção que um país melhor para os pobres também é um país melhor para todos. A economia se alimenta com a estrutura em classes, se ativa. E se pega um momento como o nosso, com certeza a redução da desigualdade acaba sendo boa também para as classes mais abastadas.

Mas não, a galera não quer abrir mão de sua moralzinha puritana de merda, subornando um policial na esquina, se dando bem em alguma jogada aqui, outra acolá e enchendo o peito para dizer que é contra a corrupção. Resta dizer que é a favor da hipocrisia e, no caso da Marina, da demagogia e do despreparo.

Eu não sou a favor da corrupção, mas entendo também que é um mal que assola todos os países, toda grande instituição, empresa, partido político, e sempre que se junta um grupo de seres humanos e dinheiro, o seu risco é iminente. E qualquer governo do mundo e qualquer oposição do mundo está atenta para os ganhos políticas de um escândalo que envolva atos de corrupção.

Não, não sou um oráculo de sabedoria e nem estou livre de preconceitos de classe e/ou de outra ordem. Entretanto, definitivamente, não consigo entender e apontar as causas dessa estúpida decisão de retroceder o país que parece estar sendo tomada por grande parte dos brasileiros de outra forma senão pela via do preconceito, da mesquinharia e da alienação política. Meu voto não é melhor que o de ninguém. Mas as pessoas fazem cada análise absurda que fica difícil dar crédito ao que pensam.

Agora, pasmem, a Veja, a Folha e o Globo são fontes respeitabilíssimas e tem uma credibilidade acima de qualquer suspeita. Pelo menos sustentam os discursos de uma imensa galera que até ontem falavam mal desses mesmos veículos de comunicação e apontavam com nojo a manipulação do povo exercida pelos mesmos.

Brincadeira...

Quero ver agora...

Nunca vi tanta gente torcendo para um país inteiro se foder porque assim vão se dar bem, pagarão menos impostos, verão o povão se foder e precisar de sua filantropia, e cada vez mais vão comer sardinha e arrotar caviar...

Só quero ver agora...

2 comentários:

Rodrigo Bodão disse...

to meio tonto... de raiva...

Clecle 2222 disse...

Porra, tava esperando ansiosamente pelo texto bodístico pós-eleições, mas jurava que versaria sobre Tiririca e outras subversões de apavorar Hakim Bey que rolaram nesse processo eleitoral. Eis que vem esse debate aí... beleza, vambora:

Concordo com a análise de que foi vendida uma fantasia verde impregnada de FMI (falsa moral insidiosa). Mas agora, que porra é essa de dois pesos duas medidas? Se tem análise crítica pra ver o que tem por trás da Marina, no bom sentido, deveria haver também pra saber que Dilma e Serra, ou PT e PSDB, ou qualquer dicotomia que se pense para caracterizar governo social versus governo entreguista-banqueiro, ... retomando... pra saber que esses elementos não podem pegar o país e disparar pro lado que bem entenderem. Trocando em miúdos: temei o Serra, mas nem tanto; queira a Dilma, mas não muito.